junte-se à nós também




quarta-feira, 15 de maio de 2013

Fazer a Diferença no Casamento

 Presidente James E.Faust deu o seguinte conselho: "Para enriquecer o casamento, o mais importante são as pequenas coisas. É a constante apreciação mútua e uma demonstração carinhosa de gratidão. É o incentivo e a ajuda para o crescimento mútuo. O casamento é uma busca conjunta do que é bom, belo e divino."


Os princípios a seguir o ajudarão a enriquecer seu casamento:

*Centrar o casamento no evangelho de Jesus Cristo:
Pres.Kimball ensinou: "Se duas pessoas amarem ao Senhor mais do que a própria vida e, em segundo lugar, amarem-se mutuamente mais do que a própria vida, empenhando-se conjuntamente em plena harmonia, com o programa do evangelho como base, certamente alcançarão essa grande felicidade. Quando o marido e a mulher frequentam o templo juntos, oram de joelhos juntos em casa com a família, vão para as reuniões da Igreja de mãos dadas, vivem em total castidade mental e física de modo que todos os pensamentos, desejos e afetos se centralizem em um único ser - seu companheiro - e trabalham juntos em prol da edificação do reino de Deus, a felicidade alcança o ponto culminante."
*Reservar tempo para o Cônjuge:
Em virtude das inúmeras pressões exercidas sobre seu tempo, seja persistente ao procurar maneiras de nutrir seu relacionamento conjugal. Terminar os estudos, ter sucesso na carreira, criar os filhos, cumprir chamados na Igreja e honrar obrigações cívicas e comunitárias são atividades que podem competir com o casamento e o tempo despendido com a família. Com seu cônjuge, estudem idéias para achar tempo juntos. As possibilidades incluem tirar algum tempo nas reuniões de planejamento semanal ou conselhos de família para marcar momentos a serem passados a sós, usar alguns minutos para conversar no fim de cada dia, programar ocasionalmente um almoço juntos, marcar uma saída noturna ou levar o cônjuge numa viagem de negócios.

*Divertir-se juntos:
Durante o namoro, as pessoas interessam-se uma pela outra ao participar juntas de atividades recreativas; depois do casamento, ficam tão ocupadas que todo o seu tempo de interação é despendido na resolução de problemas do cotidiano, trabalho e criação dos filhos. Os líderes da Igreja ensinaram que a recreação fortalece a vida familiar. O Pres. Benson ensinou que a noite familiar é um momento próprio para a diversão em família: "A noite familiar deve realizar-se uma vez por semana como um momento de recreação, projetos de serviço, enquetes, músicas em volta do piano, brincadeiras, lanches especiais e orações familiares. Como os elos metálicos numa corrente, essa prática unirá a família em amor, orgulho, tradição, força e lealdade."


*Conversar de modo frequente e positivo:
O Élder Russell M. Nelson, do Quórum dos Doze Apóstolos, ressaltou a importância da comunicação frequente: "Alguns cônjuges não ouvem um ao outro. Reservar tempo para conversar é essencial para manter intactas as linha de comunicação. Como o casamento desempenha um papel primordial na história de nossa vida, merece o horário nobre! Contudo, muitas vezes compromissos menos importantes acabam ganhando prioridade, e sobram tênues brechas pra ouvir os companheiros tão preciosos."
Os casais bem sucedidos praticam uma comunicação positiva que inclui: demonstrar interesse pelo que diz o cônjuge; ser afetuoso verbal e fisicamente; mostrar atenção por meio de gestos carinhosos, como telefonemas e pequenos presentes; ser gratos; mostrar que você se importa dando apoio e expressando preocupação; ter empatia; aceitar o que diz o cônjuge mesmo que você discorde; brincar de modo descontraído, espirituoso e inofensivo, a menos que o cônjuge veja esse humor de maneira negativa; e externar sua alegria quando você estiver satisfeito, entusiasmado ou divertindo-se.

*Praticar atos de bondade:
O Pres. Gordon B. Hinckley ressaltou a importância da bondade que se deve mostrar ao cônjuge: "Se todo marido e esposa fizessem, constantemente, o que fosse possível para garantir o conforto e a felicidade do companheiro ou da companheira, haveria bem poucos divórcios, se é que houvesse algum." Falando diretamente aos homens, acrescentou: "As mulheres de nossa vida são criaturas dotadas com qualidades particulares, qualidades divinas, que fazem com que elas estendam a mão com bondade e amor para os que as cercam. Podemos incentivar essa atitude se lhes dermos oportunidades de dar vazão aos talentos e impulsos que repousam dentro delas. Na nossa velhice, minha amada companheira disse-me serenamente, certa noite: 'Você sempre me deu asas para voar e eu o amo por isso.'


Seu relacionamento florescerá quando você mostrar amor e gratidão. Os atos de ternura, consideração e compaixão são ingredientes essenciais. Se você oferecer esses nutrientes, seu cônjuge se sentirá vivo e motivado para atingir todo o seu potencial. Não espere que tudo sempre corra bem, pois haverá dificuldades. Contudo, se você e seu cônjuge amarem e respeitarem um ao outro, terão grande satisfação no casamento.


Read more: http://socsocgamacentro.blogspot.com/2012/01/fazer-diferenca-no-casamento.html#ixzz2TN2fFXA1

Um comentário:

  1. Olá, descobri seu blog através do facebook e me encantei!! Parabéns!! Já estou seguindo!

    http://muitossonhosadois.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...