junte-se à nós também




quinta-feira, 16 de junho de 2011

Chocólotras

Qual mulher que não ama chocolate principalmente naqueles dias.. como chocólotra de plantão decidi abrir uma página só para este assunto meninas.. espero que gostem..

história do chocolate, tipos de chocolate, benefícios do chocolate

O chocolate é um alimento produzido a partir do cacau e líder absoluto quando o assunto é doces e sobremesas. Já era conhecido e consumido pelos maias e astecas muito antes de Colombo chegar.

Séculos atrás, Napoleão Bonaparte já havia percebido que o chocolate não era um produto qualquer e o teria levado em várias de suas campanhas.
Os livros citam inclusive uma determinação sua que diz: “O cacau não é um item de luxúria ou simplesmente um doce. Suas propriedades nutricionais são evidentes e incomparáveis, e por causa de seu aroma e seu sabor, que são extremamente prazerosos ao nariz e ao paladar; por esse motivo, tornou-se um produto de consumo em massa para o qual eu proclamo uma tarifa mais baixa, pois oferece um benefício físico e moral.” (Texto de Napoleão III, 5 de Janeiro de 1860).

No Brasil:

Alguma fábricas se instalaram no Brasil no final do século XIX. Entre elas estava a Neugebauer, inaugurada em 1891 na cidade de Porto Alegre-RS.

A Lacta foi fundada em São Paulo em 1912, com o nome de Societè Anonyme de Chocolats Suisses. A Nestlé abriu sua primeira fábrica no Brasil em 1921, em Araras-SP. A Kopenhaguen começou o empreendimento em 1925, em São Paulo. Já a Chocolates Garoto foi fundada em 1929 em um galpão localizado em Vila Velha-ES.

Vamos ao que interessa...

Benefícios e malefícios para a saúde:

Apesar de o chocolate ser geralmente consumido por prazer, há alguns efeitos positivos para a saúde na ingestão do alimento. O chocolate amargo, por exemplo, é benéfico para o sistema circulatório. Outros efeitos incluem as propriedades antioxidantes, estimulantes cerebrais e a capacidade de curar diarréias, entre outros.

Por outro lado, ingerir grandes quantidades de alimentos altamente energéticos, tais como o chocolate, aumenta o risco de obesidade.

Um estudo da BBC indicou que um chocolate derretendo na boca de uma pessoa causa um aumento na atividade cerebral e nos batimentos cardíacos que é mais intenso do que o associado a beijos apaixonados, e que duravam quatro vezes mais tempo após o término da atividade.

Bom para o coração:

Estudos recentes sugerem que o cacau e o chocolate amargo podem surtir certos efeitos benéficos na saúde humana. O cacau possui uma considerável ação antioxidante. Outros estudos também observaram que ocorre uma pequena diminuição na pressão sangüínea após o consumo diário de chocolate amargo. No entanto, o consumo de chocolate ao leite ou chocolate branco, ou beber chocolate amargo com leite gorduroso, parecem anular o benefício na saúde. Na verdade, quantidades pequenas e regularmente ingeridas de chocolate reduzem o risco de ataque cardíaco.

O chocolate e o amor:

A cultura romântica considera o chocolate um afrodisíaco. As famosas qualidades afrodisíacas do chocolate estão geralmente associadas ao simples prazer de seu consumo. Possui também substâncias que podem ativar receptores canabinóides, o que causa sensações de sensibilidade e euforia.

Dá espinha?

Há uma crença popular de que o consumo de chocolate pode causar acne. Vários estudos mostram que esse é o caso de alimentos com alto índice glicêmico em geral, apesar de essa questão ainda estar sendo estudada. Sabe-se que o leite estimula o aparecimento de espinhas.

Você é um(a) chocólotra?

A um indivíduo compulsivo em comer chocolates e/ou afins dá-se o nome de chocólatra. Aquele que não tem autodomínio diante de qualquer tipo de chocolate em qualquer forma.

Na sociedade atual o chocolate possui uma característica interessante servindo como um substituto à linguagem no relacionamento humano, estabelecendo relação de comunicação de laços de amizade, solidariedade e amor. Dar uma caixa de bombons pode significar: “feliz aniversário”, “boa viagem”, “desculpe-me”, “saúde” ou “estou apaixonado por você”. Trata-se de um presente difundido no Dia dos Namorados, Dia das Mães e em alguns países também se valem de bombons para recompensar os filhos exemplares. Durante a Páscoa é transformado em coelhos e ovos, símbolos da Ressurreição de Cristo.


Mais 10 curiosidades sobre essa delícia de chocolate

1- O Chocolate dá força:
Um simples pedaço de chocolate pode dar energia suficiente para uma mulher adulta andar 45 metros. Um único pedaço de chocolate tem 10% da quantidade recomendada de ingestão diária de ferro.

2- O Chocolate não acaba com a pele:
O chocolate não causa ou agrava a acne, isso é um mito.

3- Chocolate x Cachorros:
O chocolate pode ser mortal para os cachorros. Ele contêm um ingrediente chamado “Teobromina” que pode ser tóxica para o sistema nervoso central e para os músculos cardíacos do cão.

4- Chocolate gasta:
As pessoas gastam anualmente mais de 7 bilhões de dólares com chocolate.

5- Chocolate Previne o Envelhecimento:
A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

6- Chocolate dá felicidade:
O Chocolate estimula a produção de hormônios na área das emoções semelhantes aos liberados quando estamos apaixonados.Ele ajuda combater a depressão, hipertensão, tumores e até o stress da TPM.

7- Haja Chocolate:
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.

8- Chocolate não engorda
O Chocolate puro tem pouca gordura e, grande quantidade de magnésio e ferro. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo.

9- Devorando Chocolate:
As pesquisas de consumo indivídual de chocolate indica que cada pessoa consume cerca de 5 quilos de chocolate por ano.

10- É desses que elas gostam mais:
Leite com chocolate é o tipo de chocolate mais preferido pelas pessoas. Contudo, o chocolate preto é especificamente o mais popular entre os homens.

Fonte: EstaçãoBR

Olha.. depois de tanto assunto sobre isso.. desculpa meninas.. to indo buscar o meu... hehe


bjs

2 comentários:

  1. oi querida amiga chocólatra vc diminiu minha culpa rsrssr adorei a postagem, bjs
    Bete Affonso
    acaridadenuncafalha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. que bom que diminui sua culpa.. a minha tambem diminuiu rsrs.. semrpe visito teu blog.. adorooo!!! precisa me ensinar umas dicas... ;)
    bjaum

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...