junte-se à nós também




segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como dar um bom discurso

por Marcus Sheridan
Ser membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias envolve mais do que ficar sentado na Igreja e ouvir os outros falarem. O Salvador organizou Sua Igreja para dar a todos nós oportunidades de crescimento espiritual. Uma dessas oportunidades é falar na Igreja, que pode ser uma experiência animadora e espiritualmente gratificante.Para tirar o máximo de seus discursos, os bons oradores demonstram entusiasmo, contam histórias e experiências pessoais, utilizam citações e escrituras e falam por meio do poder do Espírito Santo.


Demonstrar Entusiasmo
Quanto mais entusiasmo demonstrarmos pelo evangelho,mais as pessoas verão nosso ardor e mais desejo terão de desfrutar os mesmos sentimentos. Por outro
lado, se nossos discursos — principalmente nas frases iniciais — estiverem permeados de desculpas ou comentários negativos, corremos o risco de perder a credibilidade,enfraquecer nossa mensagem e ofender o Espírito. Ao demonstrarem entusiasmo e desejo de partilhar sua mensagem — a mensagem do Senhor — os oradores confiantes abençoam as pessoas.

Contar Histórias e Experiências Pessoais
Quando contamos histórias ou experiências pessoais vigorosas, nossa mensagem pode ter um impacto duradouro sobre nossos ouvintes. As pessoas adoram ouvir histórias. É por isso que elas demonstram interesse e prestam mais atenção quando as contamos. Todos nós já vivemos acontecimentos memoráveis. Basta um pouco de criatividade e energia para contar uma história de modo interessante. Se não conseguirmos pensar numa história pessoal condizente, podemos sempre relatar uma história extraída da revista A Liahona. Ao contarem experiências pessoais, os bons oradores:
·        Praticam com antecedência para não terem que ler as histórias e também para poderem manter contato visual com a congregação;
·        Usam histórias curtas e interessantes;
·        Variam o tom de voz e transmitem sentimentos;
·        Mencionam detalhes descritivos  se for o caso;
·        Recorrem ocasionalmente ao humor, mas estão cientes de que nem todos os discursos precisam de partes engraçadas;
·                No final dão moral a história.

Usar Citações e Escrituras
 As palavras do Senhor e de Seus servos ensinam, inspiram, guiam e motivam. Se conseguirmos dar vida a suas palavras em nossos discursos, poderemos influenciar as pessoas de modo positivo e profundo. Ao usarem escrituras e citações,os bons oradores:
·        Dão contexto histórico e doutrinário das escrituras e as citações a fim de ajudar os ouvintes a compreenderem seu significado;
·        Atêm-se a poucas escrituras e citações;
·        Destacam partes importantes.

Falam pelo Poder do Espírito Santo.
 A maneira mais importante de nos comunicarmos é falar pelo poder do Espírito Santo. Como o profeta Néfi ensinou: “Quando um homem fala pelo poder do Espírito Santo, o poder do Espírito Santo leva as suas palavras ao coração dos filhos dos homens” (2 Néfi 33:1).Podemos ser dignos dessa influência se jejuarmos, orarmos e nos prepararmos diligentemente para nossos discursos. Se nos prepararmos devidamente, não precisaremos temer (ver D&C 38:30). Se aliarmos a companhia do Espírito Santo ao entusiasmo, à narração de histórias, à utilização de escrituras e citações e se, por fim, prestarmos testemunho das verdades que partilharmos, conseguiremos edificar e inspirar.

O EXEMPLO DO PRESIDENTE MONSON



 
O Presidente Thomas S. Monson é um orador que se expressa de modovigoroso e tocante. Um estudo de seu estilo de oratória e de alguns de seusdiscursos recentes em conferências gerais revela as qualidades de um ótimo orador.
O Presidente Monson sempre  ressalta que considera um privilégio dirigir-se aos membros da Igreja e que se sente grato por  essa oportunidade. Além disso, ele externa essa gratidão regularmente demonstrando entusiasmo logo no início de seus discursos.
Depois das palavras introdutórias o Presidente Monson  cita escrituras para dar o tom do discurso e informa aos ouvintes qual é o tema. Cita também Autoridades Gerais e outras pessoas para melhor esclarecer o assunto.O Presidente Monson é conhecido por contar experiências pessoais. Sabe que os ouvintes se interessam por histórias pessoais e se identifica com elas. Sabe também que uma das melhores maneiras de ensinar é partilhar o que a vida lhe ensinou.
Ao contar histórias, o Presidente Monson lança  mão de detalhes marcantes para gerar interesse. Também usa com freqüência poemas em suas mensagens.
Por fim, o Presidente Monson entende a importância de prestar testemunho, e ele o faz com regularidade e eloqüência.
(A Liahona – Agosto de 2009).

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...